quarta-feira, 7 de março de 2012

PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDOS - 1º BIMESTRE / 1º ANO


PROGRAMAÇÃO DO 1º BIMESTRE
CURSO:
1º Ano do Ensino  Fundamental
PROFESSORA:

Fátima
ANO LETIVO:

2012



Área do conhecimento:  Linguagem oral,  escrita e leitura

Habilidades a serem desenvolvidas no semestre
  •      Ampliar suas capacidades de comunicação oral por meio de conversas, discussões, comentários, relatos, escuta e canto de músicas, escuta e reconto de histórias, jogos e brincadeiras.
  •          Apropriar-se da linguagem escrita.
  •          Classificar palavras quanto a letras, sílabas  ou sons.
  •          Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita.
  •           Conhecer as letras e o valor sonoro das mesmas.
  •          Conhecer o alfabeto.
  •          Conhecer os diferentes tipos de letras.
  •          Desenvolver capacidades de decifração.
  •          Diferenciar letras maiúsculas e minúsculas.
  •          Diferenciar no texto ou na frase, letras minúsculas/maiúsculas.
  •          Diferenciar vogal e consoante.
  •          Discutir e comentar obras literárias.
  •          Distinguir letra e sílaba.
  •          Escrever sentenças.
  •          Estabelecer relações entre o texto e a realidade.
  •          Perceber a existência de sons que são representados por uma única letra.
  •          Expressar opiniões em situações diversificadas.
  •          Identificar a intenção dos gêneros textuais – parlendas, piadas, texto informativo, quadrinhos.
  •     Identificar as diversas formas de representação da linguagem oral: letras, números e sinais convencionais.
  •          Identificar e ordenar o alfabeto.
  •           Identificar na fala os sons que formam as palavras e fazer a correspondência  entre sons e letras.
  •           Identificar o alfabeto em suas diversas possibilidades de registro: cursivo, caixa alta, imprensa.
  •          Ler portadores de textos e gêneros  diversos, completos, autênticos, em situações reais de uso.
  •          Ler em voz alta e com expressividade, considerando a pontuação empregada.
  •    Manipular a linguagem oral, percebendo unidades estruturais da língua, como palavras, sílabas e fonemas, além de semelhanças sonoras.
  •          Manusear  livros de histórias cotidianamente.
  •          Ouvir leituras e narração de histórias.
  •          Perceber a sonoridade das sílabas.
  •          Perceber o arranjo da escrita no espaço, sua linearidade horizontal – da esquerda para a direita, o espaçamento entre as palavras.
  •          Planejar os textos em função das condições de produção (o que, por que, para quem se escreve).
  •          Produzir textos conforme o gênero proposto.
  •          Realizar antecipações sobre o texto.
  •          Reconhecer a função social da escrita, por meio do contato com diversos portadores de texto.
  •          Reconhecer a importância do registro escrito como forma de preservar aquilo que não se quer ou não se pode esquecer.
  •          Reconhecer elementos que compõem uma narrativa: personagens, tempo, espaço.
  •          Registrar  fatos, informações e histórias por meio de desenhos e da escrita espontânea.
  •     Descobrir, por meio da poesia,  novas formas de expressão, ritmos, desenvolver a sensibilidade, perceber o mundo por meio das relações do imaginário e do real, relacionar significações.
  •          Reconhecer sinais de pontuação e sua finalidade na escrita.
  •        Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras e semelhanças sonoras.
  •          Recontar histórias conhecidas, com aproximação às características do texto original.
  •          Relacionar som às  letras que o representam.
  •          Representar na escrita unidades da língua oral, fazendo relação de quantidade e sonoridade.
  •          Reproduzir a direcionalidade da escrita.
  •          Traçar letras com  destreza e clareza.
  •          Transmitir os recados e notícias com clareza e objetividade.
  •          Usar o acervo da biblioteca  espontaneamente.
  •          Utilizar palavras e expressões adequadas ao trato social.


Área do conhecimento:  Matemática

Habilidades a serem desenvolvidas no semestre


Números e operações
  •          Classificar e seriar segundo um critério de organização.
  •          Comparar quantidades, utilizando diferentes estratégias.
  •          Conceituar dezena, dúzia , meia dezena e meia dúzia.
  •          Desenvolver noções da adição e subtração de  juntar (aumento), tirar (diminuição) e repartir (distribuição) por meio de materiais concretos.
  •          Estabelecer comparações entre quantidades.
  •          Estabelecer relações numéricas para obter os resultados dos fatos fundamentais.
  •          Expressar o número de objetos obtido em uma contagem.
  •          Formular perguntas.
  •          Internalizar  conhecimentos matemáticos por meio de experiência vivenciadas em jogos:  situações de compra e venda,  jogos de regras (tabuleiro – trilha, dominó, memória, jogos “de rua” – boliche, amarelinha, caçador, etc.)
  •          Ler e traçar corretamente os números de 1 a 50.
  •          Perceber  presença dos números na nossa sociedade, enquanto símbolos específicos que são diferentes das letras, e possuem outras funções, como as de: localização (endereço); identificação (placas, telefone), ordenação (andar do apartamento); quantificação (total de talheres).
  •          Produzir textos matemáticos.
  •          Realizar estimativas ao trabalhar com quantidades.
  •          Realizar adições compreendendo seu significado.
  •          Reconhecer a função do zero.
  •          Reconhecer números no contexto diário.
  •          Reconhecer números no contexto diário.
  •          Resolver situações-problema comuns do cotidiano, solicitando ou não o auxílio do adulto e por meio de diferentes  estratégias estratégias de solução,  e diferentes formas de representação (desenhos figurativos; desenhos de marcas, sinalizadores, como, por exemplo, bolinhas, riscos; desenhos esquemáticos e gráficos) .
  •          Realizar  contagem oral para:
             - ampliar o repertório dos nomes dos números,
       - perceber regularidades na sequência numérica,
       - associar numerais a quantidades.

Espaço e forma
  •          Estabelecer comparações.
  •          Estabelecer relações de ordem temporal.
  •          Organizar os elementos ao seu redor.
  •          Localizar-se espacialmente, expondo e justificando suas soluções.
  •          Reconhecer posições relativas entre pessoas e/ou objetos no espaço, usando termos como: ao lado, à frente, atrás, em cima, embaixo, antes, depois, dentro, fora e entre.
  •          Representar, por meio de desenho, situações vivenciadas que envolvam relações espaciais.
  •          Instruir a movimentação de outra pessoa, fornecendo-lhe direções a seguir.
  •          Identificar  e nomear sólidos geométricos.
  •          Identificar formas tridimensionais nos elementos da natureza e nos objetos construídos pelo homem.
  •          Reproduzir sólidos por meio de modelagem com argila ou massa de modelar.
  •          Diferenciar os sólidos que rolam dos que não rolam.

Grandezas e medidas
  •          Localizar-se na rotina diária de aula.
  •          Estabelecer relações de ordem temporal.
  •           Localizar dia em calendário mensal.
  •          Nomear dias da semana.
  •          Localizar datas e eventos no calendário.
  •          Identificar os nomes dos dias da semana e meses.
  •          Ordenar os dias da semana e meses.
  •          Identificar número de dias dos meses.
  •          Registrar datas completas (dia, mês e ano).

Tratamento da informação
  •          Verbalizar  procedimentos e/ou do uso de formas de representação.
  •          Ler e construir gráficos e tabelas ( levantar de dados, elaborar tabelas e realizar a representação gráfica em si).


Área do conhecimento:  Natureza e Sociedade

Identidade e Autonomia
·         Adquirir hábitos de autocuidado e de elaboração e respeito a regras básicas de convívio social. 
·         Ampliar  sua autoestima e valorizem ações de cooperação e solidariedade. 
·         Brincar e se relacionar com outras crianças, professores e funcionários da escola expressando suas necessidades e interesses. 
·         Experimentar e utilizar recursos para expressarem seus desejos, sentimentos e ideias. 
·         Expor os conhecimentos sobre as pesquisas nos debates com os colegas e professor. 
·         Expressar hipóteses, respondendo às questões propostas pelo professor. 
·         Familiarizar-se  com a imagem do próprio corpo, conhecendo suas sensações e limites. 
·         Formular perguntas. 
·         Manifestar opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando ideias. 
·         Participar das interações cotidianas em sala de aula, escutando com atenção e pequenas tarefas cotidianas.


Área do conhecimento:  Movimento

Habilidades a serem desenvolvidas no semestre
  •  Perceber as estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente.
  • Socializar-se através dos jogos e brincadeiras motoras.

 Objeto de estudo:
Cantigas de roda

Artes Visuais Área do conhecimento:  Artes

Habilidades a serem desenvolvidas no semestre

  •          Distinguir diferentes padrões de beleza.
  •          Reconhecer obras artísticas  da cultura popular, erudita e contemporâneas.
  •          Apreciar  obras e suas reproduções comparando padrões estético, elementos  visuais,  recursos expressivos,  e realizando inferências sobre o caminho percorrido pelo artista, elementos de estrutura e forma.
  •          Produzir formas  plásticas e visuais em espaços diversos (bidimensional e tridimensional).
  • Desenho, pintura, colagem, escultura, gravura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, histórias em quadrinhos e produções  informatizadas.
  •          Experimentar as possibilidades e limitações de diferentes técnicas, ferramentas e materiais expressivos.
  •          Elaborar releituras por meio  das produções individuais e coletivas.
  •          Registrar processos e produções  pessoais e coletivas.
  •          Selecionar suportes adequados à sua criação.
  •          Produzir relatórios escritos  sobre visitas a galerias exposições.


Objetos  de Estudo:
·         A Pré-História
·         A arte rupestre brasileira
·         O ponto
·         O Modernismo e a Semana de 22
·         Aldemir Martins
·         Victor Brecheret
·         Tarsila do Amaral

Área do conhecimento:  Música


Habilidades a serem desenvolvidas na Série

·         Reconhecer a música como  uma manifestação cultural da sociedade.
·         Apreciar as manifestações artísticas.
·         Brincar com a música utilizando, intencionalmente, as possibilidades expressivas do próprio movimento.
·         Explorar e criar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras musicais.
·         Experimentar e imitar, tendo como produtos musicais a interpretação, a improvisação e a reflexão do fazer musical.
·         Desenvolver habilidades interativas e de grupo.
·         Valorizar a música brasileira, destacando a importância de compositores  para o desenvolvimento cultural.
·         Participar de jogos e brincadeiras que envolvam a música e a dança.
·         Desenvolver habilidades motoras e noções de lateralidade por meio de brincadeiras cantadas.
·         Expressar intencionalmente o movimento, sensações e ritmos.

Objeto de estudo:

·         Cantigas de roda

Nenhum comentário:

Postar um comentário